sábado, 30 de julho de 2011

Problemas Pedagógicos que Vivenciamos na Escola



Problemas Pedagógicos que Vivenciamos na Escola

Na escola pública enfrentamos vários problemas pedagógicos, mas para mim o mais grave de todos é a falta de apoio e de orientação pedagógica por parte da coordenação da escola. Devido a isso, me sinto sozinha e desolada e sem saber o que fazer e a quem recorrer. E o pior de tudo isso é o sentimento de culpa que me invade e me domina.
No início do ano letivo, a direção da escola nos cobra logo o Plano de Curso. Mesmo sem tempo e correndo contra o tempo, faço o dito cujo e de imediato o entrego prontinho. Para que? Par nada, porque após o recebimento, a diretora ou coordenadora da escola o engaveta sem dá nenhum subsídio e nenhuma orientação. Mas o que mais me choca e me chateia é a cobrança do plano no sentido de seguir à risca todo o conteúdo do programa, desrespeitando a realidade dos alunos. Sinto-me acuada e constrangida após chegar à sala de aula e conheço a realidade dos meus alunos. Logo percebo que não dá para ignorá-la e passar por cima dessa realidade. Sinto-me no dever de atender aos anseios e às necessidades desses alunos. Então o que faço, desconsidero grande parte do conteúdo do programa e planejo as minhas aulas de forma a atender e sanar os seus anseios e às suas necessidades.
No mundo contemporâneo e digital em que vivemos, não dá mais para ignorar a realidade dos nossos alunos, porque se agirmos dessa forma acabamos cometendo um erro muito grave, além de acabarmos aplicando uma prática pedagógica frustrada e autoritária. É a chamada de acordo com o saudoso Paulo Freire: Educação bancária.
Então, o nosso papel no espaço de sala de aula, não é de professor, mas sim, de educador e de mediador. Temos de estar o tempo todo ajudando os nossos alunos a superar os seus limites e a resolver os seus problemas. A nossa meta e o nosso objetivo é transformá-los em cidadãos conscientes, críticos e reflexivos para atuarem na sociedade contemporânea.
                                                                                                       Professora Cleide Oliveira

Um comentário:

  1. Eu acho que voce está certa no aspecto do planejapmento iporém existe outros problemas que nos deixa agoniados como por exemplo a falta de acompanhamento da família , a falta de compromisso profissional também, não dá pra gente só colocar a culpa nos alunos ou no sistema.

    ResponderExcluir