Colégio Estadual Tiradentes
Data: 20/08/2012 Unidade: III Série: 7ª Turmas: A e B
Disciplina: Língua Portuguesa
Data: 20/08/2012 Unidade: III Série: 7ª Turmas: A e B
Disciplina: Língua Portuguesa
Tempo Previsto: Quatro semanas
Docente: Maria Cleide Oliveira de Almeida
Tema: Literatura de Cordel
• Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos poéticos.
• Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos referentes ao gênero textual literatura de cordel.
• Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem à faixa etária, consoantes ao contexto sociocultural da comunidade intra e extraclasse.
• Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual.
II - Objetivos Específicos
• Desenvolver a habilidade de ler textos poéticos identificando seus elementos estruturadores.
• Ajudar os alunos a se familiarizarem com a poesia se cordel.
• Identificar a finalidade da literatura de cordel.
• Ajudar os alunos na convivência frequente com o texto poético (criação do varal de poesia).
• Conhecer a literatura de cordel como um gênero textual popular.
• Utilizar mecanismos discursivos e linguísticos, conforme o gênero e os propósitos do texto.
• Desenvolver a habilidade de ler interpretar e produzir poemas de cordel.
• Analisar no texto o uso de diferentes variedades linguísticas.
• Analisar e compreender o efeito do uso da variedade não padrão na poesia de Patativa do Assaré.
• Reconhecer o poeta Patativa do Assaré como o maior poeta popular da Região Nordeste.
• Identificar diferentes efeitos de recursos linguísticos em textos orais e escritos.
• Perceber alguns aspectos da norma ortográfica.
III - Conteúdo
• Lendo, analisando e interpretando poemas.
• Descobrindo a poesia de cordel.
• A poesia de Patativa do Assaré.
• Variedades linguísticas.
• Identificando as características do texto poético, como rima, métrica e disposição das informações em verso.
• Criando o varal de poesia.
• Leitura e produção de textos poéticos orais e escritos.
• Análise linguística e gramatical de texto.
IV - Habilidades
• Motivar o aluno para tema da Unidade.
• Para introduzir o conteúdo da III Unidade, o professor resolveu trabalhar com o texto: “Fique de lá que eu fico cá”, de Patativa do Assaré, onde serão desenvolvidas as seguintes atividades:
Leitura oral do texto pelo professor e pelos alunos.
Leitura e interpretação do texto.
Análise linguística e gramatical do texto.
• Levar para a sala de aula um microssister e o CD da cantora Amelinha, para que o professor cante com os alunos, acompanhando a música e seguindo a letra por escrito do poema canção “Mulher nova, bonita e carinhosa faz o homem gemer sem sentir dor”. (AAA 3, Unidade 10, Aula 7 do Caderno do Aluno, pág. 74,75 e 76). Em seguida, realizar a atividade 1 do mesmo caderno, relacionada à música.
• Propor aos alunos que façam um outro “cordel”: um varal de poesia, que vai se estendendo pelas paredes da sala. Para a produção desse varal, o professor deve seguir os seguintes passos:
1º) Comentar a respeito da finalidade da literatura de cordel.
2º) Sugerir e relacionar alguns temas.
3º) Dividir os alunos em pequenos grupos.
4º) Solicitar a cada grupo que escolha o seu tema predileto.
5º) Distribuir folhas de papel, lápis de cor, giz de cera, canetinhas coloridas, piloto, tesourinhas, etc em cada grupo.
6º) Pedir a cada grupo que produza uma poesia de cordel.
7º) Solicitar a cada grupo que leia sua poesia.
8º) Pedir a cada grupo que pendure sua poesia no varal da sala.
• Explorar tanto nos textos orais quanto nos escritos, os diferentes efeitos de sentido e recursos linguísticos. • Produzir textos poéticos empregando as variedades linguísticas: gírias, calão, regionalismo, jargão, etc.
• Pesquisar na internet sobre a vida e obra de Patativa do Assaré.
• Musicalizar e dramatizar textos poéticos.
• Apresentar através de drama um dos cordéis de Patativa do Assaré.
• Leitura e interpretação de textos orais e escritos.
• Recitação de poema.
• Adaptação de texto do gênero lírico para o dramático ou épico.
V – Recursos Necessários
• Caderno do Aluno
• TP 3 e AAA 3 do Gestar
• TV, DVD, vídeo
• Microssister
• CD de músicas
• Jornais, revistas
• Papel sulfite
• Piloto
• Lápis de cor e giz de cera
• Barbante
• Prendedores de roupa ou clips
• Cola e tesoura
• Fita crepe
• Tecidos e roupas.
VI – Avaliação
• Observação do interesse e aplicação dos alunos.
• Trabalho em grupo.
• Exercícios avaliativos.
• Exercícios múltipla escolha.
• Relatórios.
• Seminário
• Prova objetiva e subjetiva.
Plano de Aula
I - Objetos Gerais:• Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos poéticos.
• Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos referentes ao gênero textual literatura de cordel.
• Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem à faixa etária, consoantes ao contexto sociocultural da comunidade intra e extraclasse.
• Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual.
II - Objetivos Específicos
• Desenvolver a habilidade de ler textos poéticos identificando seus elementos estruturadores.
• Ajudar os alunos a se familiarizarem com a poesia se cordel.
• Identificar a finalidade da literatura de cordel.
• Ajudar os alunos na convivência frequente com o texto poético (criação do varal de poesia).
• Conhecer a literatura de cordel como um gênero textual popular.
• Utilizar mecanismos discursivos e linguísticos, conforme o gênero e os propósitos do texto.
• Desenvolver a habilidade de ler interpretar e produzir poemas de cordel.
• Analisar no texto o uso de diferentes variedades linguísticas.
• Analisar e compreender o efeito do uso da variedade não padrão na poesia de Patativa do Assaré.
• Reconhecer o poeta Patativa do Assaré como o maior poeta popular da Região Nordeste.
• Identificar diferentes efeitos de recursos linguísticos em textos orais e escritos.
• Perceber alguns aspectos da norma ortográfica.
III - Conteúdo
• Lendo, analisando e interpretando poemas.
• Descobrindo a poesia de cordel.
• A poesia de Patativa do Assaré.
• Variedades linguísticas.
• Identificando as características do texto poético, como rima, métrica e disposição das informações em verso.
• Criando o varal de poesia.
• Leitura e produção de textos poéticos orais e escritos.
• Análise linguística e gramatical de texto.
IV - Habilidades
• Motivar o aluno para tema da Unidade.
• Para introduzir o conteúdo da III Unidade, o professor resolveu trabalhar com o texto: “Fique de lá que eu fico cá”, de Patativa do Assaré, onde serão desenvolvidas as seguintes atividades:
Leitura oral do texto pelo professor e pelos alunos.
Leitura e interpretação do texto.
Análise linguística e gramatical do texto.
• Levar para a sala de aula um microssister e o CD da cantora Amelinha, para que o professor cante com os alunos, acompanhando a música e seguindo a letra por escrito do poema canção “Mulher nova, bonita e carinhosa faz o homem gemer sem sentir dor”. (AAA 3, Unidade 10, Aula 7 do Caderno do Aluno, pág. 74,75 e 76). Em seguida, realizar a atividade 1 do mesmo caderno, relacionada à música.
• Propor aos alunos que façam um outro “cordel”: um varal de poesia, que vai se estendendo pelas paredes da sala. Para a produção desse varal, o professor deve seguir os seguintes passos:
1º) Comentar a respeito da finalidade da literatura de cordel.
2º) Sugerir e relacionar alguns temas.
3º) Dividir os alunos em pequenos grupos.
4º) Solicitar a cada grupo que escolha o seu tema predileto.
5º) Distribuir folhas de papel, lápis de cor, giz de cera, canetinhas coloridas, piloto, tesourinhas, etc em cada grupo.
6º) Pedir a cada grupo que produza uma poesia de cordel.
7º) Solicitar a cada grupo que leia sua poesia.
8º) Pedir a cada grupo que pendure sua poesia no varal da sala.
• Explorar tanto nos textos orais quanto nos escritos, os diferentes efeitos de sentido e recursos linguísticos. • Produzir textos poéticos empregando as variedades linguísticas: gírias, calão, regionalismo, jargão, etc.
• Pesquisar na internet sobre a vida e obra de Patativa do Assaré.
• Musicalizar e dramatizar textos poéticos.
• Apresentar através de drama um dos cordéis de Patativa do Assaré.
• Leitura e interpretação de textos orais e escritos.
• Recitação de poema.
• Adaptação de texto do gênero lírico para o dramático ou épico.
V – Recursos Necessários
• Caderno do Aluno
• TP 3 e AAA 3 do Gestar
• TV, DVD, vídeo
• Microssister
• CD de músicas
• Jornais, revistas
• Papel sulfite
• Piloto
• Lápis de cor e giz de cera
• Barbante
• Prendedores de roupa ou clips
• Cola e tesoura
• Fita crepe
• Tecidos e roupas.
VI – Avaliação
• Observação do interesse e aplicação dos alunos.
• Trabalho em grupo.
• Exercícios avaliativos.
• Exercícios múltipla escolha.
• Relatórios.
• Seminário
• Prova objetiva e subjetiva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário